A SOLUÇÃO ESTÁ EM VOCÊ

A solução está em você 
Marina Bueno

Há provas evidentes que nos mostram que chegou o momento do ser humano procurar recursos em si mesmo e resgatá-los a fim de solucionar problemas atuais, como insatisfação, ansiedade, insônia, depressão e violência. O conhecimento da realidade externa é imprescindível. Ser bem informado, competente e determinado, conhecer o mercado, traçar metas e alcançar objetivos são aspectos importantíssimos que devem permear nossa vida. De outro lado, entender melhor o funcionamento do cérebro, desvendar nosso interior e descobrir nossas potencialidades é fundamental para encontrarmos soluções novas para problemas que parecem insolúveis.

Cada vez mais, o coaching profissional está ficando mais requisitado, uma vez que até mesmo pessoas de sucesso se sentem incapazes de achar caminhos para os problemas de sua empresa e de sua vida pessoal. Como o coaching ajuda essas pessoas? Resgatando suas potencialidades e trazendo-as à consciência. 
E este recurso é imprescindível num momento em que um dos requisitos fundamentais para as empresas é a criatividade. Como poderemos desenvolvê-la se vivemos pressionados pelo imediatismo e circundados de regras e nãos?

Qual o real motivo do número crescente de igrejas, verdadeiros palácios, congregarem tantos fiéis? A necessidade de nos apoiar em algo supremo para nos fortalecer. Então, lanço uma pergunta: será que essa força não está dentro de nós? Por que tanto preconceito por parte de pessoas racionais e "do mundo dos negócios" em ouvir alguém que lhes traga conhecimentos intrínsecos do ser humano? Talvez porque não foram preparadas para isso e hoje são bem-sucedidas, pois seguiram os padrões de ontem. Mas, será que esses modelos não estão na hora de serem mudados, já que vivemos num mundo de transformações tecnológicas tão rápidas? O mundo está preparado para receber nossos filhos e crianças?

Quando nascemos, somos puros e inocentes, ainda não aprendemos a usar nossas máscaras. Nossa família, circunstâncias da vida e inúmeros nãos que recebemos desde criança nos forçam a usar proteções. A realidade existe, mas não conseguimos captá-la totalmente. Então, criamos um mapa da realidade e vivemos de acordo com ele, que se torna nossa realidade. Nos esquecemos de quem somos e nos preocupamos com o mundo externo e com as outras pessoas.

A Programação Neurolingüística nos ajuda a desenvolver nossos sentidos, nossa comunicação verbal e não verbal e nos possibilita ter acesso à nossa mente inconsciente. Aí, poderemos buscar respostas que muitas vezes não percebemos no mundo consciente. E, como acreditamos, nosso inconsciente é sempre benéfico. A PNL ainda nos ajuda, através de uma técnica chamada ancoragem, a desenvolver em nós características dos quatro arquétipos da cultura milenar: o guerreiro, o curador, o mestre e o visionário. Desvendando nosso potencial, a PNL nos mostra como somos capazes de nos conhecer e de trazer soluções para o mundo conturbado da violência e do desamor. 

Quero parabenizar aqueles líderes visionários que já perceberam que, diante de tantos acontecimentos trágicos, há a necessidade urgente de voltarmos à nossa essência e trazermos amor para o mundo. Apoiados em leituras (O Monge e o Executivo, James C. Hunter; O Poder sem Limites, Anthony Robbins), tendo como modelos pessoas como Madre Tereza e Gandhi, tendo conhecimento das crianças índigo e cristal, sinal de evolução de nossos tempos, estão cientes de que chegou o momento de olharmos para dentro, descobrirmos nossas riquezas e fazermos um mundo melhor.

O mundo está precisando de respeito e amor. Chegou a hora de juntarmos mentes brilhantes a corações aquecidos e, com muita dedicação, espalhar conhecimento e amorosidade pelo mundo.

Como acredito que a empresa possui muita força e capacidade de transformar o mundo, minha missão é alertar a todos que se preocupam com o bem da humanidade que as soluções almejadas estão muito mais próximas de nós do que imaginamos: podem ser encontradas dentro de nós mesmos.